Tudo sobre Pincéis

  • Quais são os tipos mais comuns de pincéis, e como usar cada um?
  • Como escolher um bom pincel?

É muito importante para o artista levar em consideração os detalhes na hora de escolher este material. Pois se o pincel não for adequado, é inútil ter uma boa ideia e uma tinta excelente. Afinal, ele é a varinha mágica que dá vida às suas pinturas.

Quais são os tipos mais comuns de pincéis?

Existem milhares de tipos de pincéis diferentes, e é claro que cada um tem uma proposta diferente como material, então vamos falar um pouco sobre os mais comuns que podemos encontrar facilmente.

Dependendo do tipo de pintura, se é aquarela, pintura a óleo ou acrílica, temos diferentes tipos de pincéis.

Vejamos alguns pincéis que podem ser bem úteis para diversos tipos de pinturas:

  • Pincel redondo: O pincel redondo é muito utilizado para trabalhos que exigem mais precisão, como tem a ponta mais fina ele consegue deixar vestígios de tintas precisos e da mesma espessura, dependendo da pressão colocada. Muito utilizado para a pintura de aquarela por conter bastante água em sua cerdas e ser bem macio.
  • Pincel chato, ou quadrado: O pincel quadrado, é o pincel com o formato ideal para cobrir uma área maior, dependendo do tamanho, ele pode cobrir a tela com apenas algumas pinceladas. É utilizado, na maioria das vezes, para pinturas em tela ou madeira com tinta acrílica ou a óleo.
  • Pincel língua de gato: O pincel língua de gato, tem um formato que combina o redondo com o quadrado, esse formato possibilita que o artista faça diferentes efeitos, tanto efeitos planos como circulares, tudo em uma única pincelada.
  • Pincel leque: O pincel leque geralmente tem cerdas bem macias e um formato amplo, o que possibilita que os resíduos de tinta sejam aplicados de forma ampla. Ele arrasta a tinta de forma muito mais sutil, o que gera efeitos bem naturais, excelente para pintar folhas e árvores.
  • Pincel trincha: Trincha é um pincel muito largo, normalmente usado para obras grandes, em grandes telas. Ele é o tipo de pincel ideal para cobrir fundos, como céu e mar, pode ser usado também para matizar a tela ou o papel e assim preparar a tela para receber a tinta.

Como escolher um bom pincel?

Primeiro fique esperto no tamanho:

Os tamanhos dos pincéis são classificados por número, sendo o mais comum de 000 a 20. Na hora de escolher, o artista deve levar em consideração o tamanho da obra e o tipo de técnica que utilizará.

Geralmente, pincéis menores podem lidar bem com contornos e detalhes finos como aquarela, guache e tinta. Pincéis maiores são adequados para acrílico ou pintura a óleo para trabalhos de longa distância.

Se a técnica selecionada preencherá manchas de cor maiores, planas e não marcadas, é melhor usar um pincel maior. Se forem pequenas manchas de cor, um pincel pequeno é mais recomendado.

A mediana aplica-se a pinturas de 50 x 50 cm. Mas a lógica do tamanho é simples: pequenos detalhes são feitos com pequenos pincéis, enquanto murais magníficos requerem pincéis igualmente grandes.

Escolha bem a forma do pincel artístico]:

O formato é importante para o que você deseja alcançar. O mais clássico é o pincel redondo, que serve para trabalhos precisos e deixa vestígios de tinta da mesma espessura.

Use um pincel chato para espalhar bem a tinta e cobrir uma área maior. Outro formato interessante é o língua de gato, que pode combinar efeitos planos e circulares em um único pincel para pinceladas. Existe também um pincel em forma de leque, que arrasta a tinta de uma forma muito sutil e é muito utilizado para criar folhas. O pincel trincha já é um pincel muito largo, normalmente usado para grandes obras ou para fazer fundos ou matizar uma tela.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os pincéis vai ficar mais fácil escolher seu primeiro kit para começar suas pinturas, lembre-se que um bom pincel vai ajudá-lo a fazer uma boa obra, por isso escolha um material com boa qualidade. Às vezes bons pincéis não são os mais caros, podemos encontrar no mercado da arte bons pincéis com ótima qualidade e um bom preço.

Para mais dicas fique ligado em nossos posts direcionados para os estudantes da arte, para ajudar você nessa jornada.

nos siga lá no insta: @ilustrascursos

Nós também oferecemos cursos para ajudar você a aprimorar suas técnicas e conhecimentos entre em contato conosco para mais informações.

equipe: ilustras cursos

como-desenhar-pratique-muito

Solicite uma aula experimental gratuita!

Desenho | Lettering | Pintura | Biscuit e mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima