Tudo o que você precisa saber sobre pintura acrílica

Se você é artista, ou demonstra algum interesse pelo mundo da arte, em algum momento já ouviu falar sobre a pintura acrílica. Quando surgiu essa técnica? Quais são as suas principais características? Quais são os artistas adeptos a essa técnica? Como fazer uma pintura acrílica? Confiras as respostas destas questões a seguir. 

SURGIMENTO

A partir dos seus primeiros experimentos em meados dos anos 1920, principalmente por muralistas mexicanos, tendo a sua primeira versão como tinta lançada no final dos anos 40, a pintura acrílica ganhou espaço no meio artístico há menos de 1 século, tornando-se assim um meio moderno em comparação com a pintura a óleo e aquarela.  

Com a sua recente descoberta, a tinta acrílica se tornou um dos materiais mais conhecidos no meio artístico por oferecer versatilidade e poder ser utilizada tanto por pintores profissionais quanto por amadores. 

Ao contrário da tinta a óleo, técnica desenvolvida na Europa no século XV que demanda um maior conhecimento e cuidado em relação à sua diluição feita à base de solventes vegetais e minerais, apresenta uma lenta secagem, e forte odor; a tinta acrílica pode ser diluída apenas com água, o que a resultará em um tempo de secagem reduzido e a construção de camadas na pintura em menos tempo.

CARACTERÍSTICAS

Dentre as principais características que fazem deste material um dos mais populares estão:

• Durabilidade: As tintas acrílicas, ao longo do período que engloba desde o seu desenvolvimento até o momento atual, têm se provado competentes também em relação à durabilidade de suas obras. A sua longevidade tem sido provada por grandes institutos de pesquisa, e as pinturas acrílicas compõem uma boa parte das coleções permanentes de museus e galerias de arte. 

• Secagem rápida: Permite a sobreposição de camadas em menos tempo. E caso o artista veja a necessidade de retardar a secagem para trabalhar mais tempo em detalhes enquanto a tinta ainda esteja úmida, existe a possibilidade de se utilizar recursos como o médium acrílico, que atua como diluente e aumenta consideravelmente o tempo de secagem da tinta. 

• Versatilidade: Se adequa a diversas matérias e produtos auxiliares e diferentes técnicas de aplicação, trazendo assim as mais variadas possibilidades de texturas.

• Resistência à umidade: Com a sua capacidade de transpiração, a tinta acrílica não acumula umidade, e como resultado, também não sofre com a ação do mofo.

• Inodoro: Por ser à base de água, não exala cheiros fortes e prejudiciais à saúde. Sendo assim a pintura acrílica pode ser realizada em qualquer espaço, até mesmo dentro de casa, sem oferecer desconforto ou risco ao artista. 

• Grande aderência: Podendo ser utilizada em diversas superfícies, tais como telas, madeira, papel, metal e vidro, uma vez que a tinta seca, não pode ser alterada.

• Flexibilidade: As pinturas acrílicas têm sido provadas mais flexíveis em relação à pintura a óleo. 

ARTISTAS

Roy Lichtenstein, Mark Rothko, Barrett Newman e Kenneth Noland  estão entre os pioneiros da pintura acrílica. Além deles, também encontramos nomes como Helen Frankenthaler, Andy Warhol, Larry Poons, David Hockney, Fernando Luis Alvarez  e David Alfaro Siqueira.

TUTORIAL DE PINTURA ACRÍLICA

Materiais: 

• Tela para pintura (tamanho sugerido de aproximadamente 20x30cm);

• Tintas acrílicas nas cores vermelho, amarelo, branco e preto (sugestão de marca: Corfix de acabamento acetinado);

• Pincéis: chato n° 18 e 14, língua de gato n° 8 e pincel para detalhes n°00;

• Flanela ou paninho para limpeza dos pincéis (preferível que seja de algodão);

• Copo com água;

• Superfície para mistura das tintas (godê ou prato descartável)

Vamos começar a pintar? 

• Encontre o ambiente adequado, de preferência uma mesa, e  disponha os materiais que irá utilizar de maneira que fiquem ao seu alcance e que você se sinta confortável

• Vamos começar colocando em nossa paleta (ou pratinho) apenas as tintas vermelha, amarela, e branca. Disponha-as de maneira que não fiquem muito próximas uma da outra e cuidado com a quantidade, a tinta acrílica rende mais do que aparenta, não é preciso exagerar.

• Misture uma pincelada de tinta vermelha com uma pincelada da amarela, criando assim tom alaranjado que será muito bem vindo na nossa pintura 

• Com o pincel chato n°14 umedecido, vamos pegar uma fração da tinta vermelha e daremos início à construção da nossa pintura com uma fina camada da cor na parte superior da tela.

• Logo após, efetue a limpeza do pincel no recipiente com água, agora vamos entrar com o alaranjado logo abaixo do vermelho, trazendo até um pouco mais abaixo. Não há problema se as cores se misturarem um pouco durante a aplicação na tela. 

• Neste momento, utilizaremos o pincel chato n°18, levemente umedecido para esfumar o encontro entre o vermelho e o alaranjado

• Vamos aplicar, com o pincel n°14, amarelo abaixo do alaranjado, deixando um pequeno espaço até o final da tela, reservado para a nossa cor mais clara

• Misture a tinta amarela com a branca, e o resultado dessa mistura será aplicado na parte final da tela.

• Novamente com o pincel n°18 (atente-se ao fato de que ele precisa estar bem limpo das tintas anteriores), vamos esfumar as marcações entre o alaranjado e o amarelo, e entre o amarelo  e o amarelo claro.

• Após a secagem, que não deve demorar mais do que alguns minutos, vamos para a última parte da nossa pintura, feita apenas com tinta preta. Com bastante cuidado, levando em conta que a tinta preta é a mais escura e pode fazer uma baguncinha considerável, trace uma linha no final da tela, para o efeito de chão, é indicado que haja leves altos e baixos em algumas partes da linha. Depois da linha, vamos distribuir alguns cactos ao longo dela utilizando o pincel língua de gato, e os detalhes de espinhos podem ser feitos com o pincel para detalhes, é importante não exagerar neste momento na quantidade de cactos e nem na espessura. 

E voilà! Está pronto o nosso pôr do sol em paisagem árida. Perceba a praticidade que foi lidar com a tinta acrílica,e como ela nos permite um manuseio simples, mas ao mesmo tempo nos dando infinitas possibilidades. Não deixe de conferir também os nossos cursos de Pintura Acrílica, Pintura Aquarela e Desenho, onde poderá aprender do início diversas técnicas de desenho e pintura.

CONFIRA ABAIXO ALGUMAS DAS MINHAS PINTURAS

como-desenhar-pratique-muito

Solicite uma aula experimental gratuita!

Desenho | Lettering | Pintura | Biscuit e mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima