Está tendo problemas na hora de usar a aquarela?

Não se preocupe, é normal que se tenha dificuldade com esse material. A técnica  da aquarela possui um efeito lindo, mas não é raro encontrar pessoas que desistem de tentar "dominar" a arte de pintar a aquarela.

Não desista da aquarela, veja algumas dicas que vão te facilitar sua vida na hora de usar essa técnica:

Antes de falarmos um pouco sobre as dicas, uma coisa muito importante que você deve ter em mente é: Que é necessário, para enfrentar o problema com a aquarela, que você aprenda uma técnica de cada vez. Ao invés de se concentrar em várias técnicas de "pintura"ao mesmo tempo, tente focar em aprender apenas a aquarela. 

Quando você aprende a aquarelar, você não precisa aprender a usar outras técnicas de pintura, assim você consegue investir tempo e dinheiro em um combo só e ainda ganha uma boa experiência. É assim que muitos artistas conseguem se tornar profissionais em algumas áreas diferentes, eles estudam uma coisa de cada vez.

Com isso e mente vamos ver algumas dicas bem práticas e simples pra te ajudar com a aquarela:

  1.     O papel: é importantíssimo usar o papel adequado para pintar aquarela, pois isso influencia muita no resultado da sua arte, Como a pintura com aquarela envolve o uso de muita água, se não for utilizado o tipo certo de papel, pode ser que as cores borrem ou se misturem de forma indesejada, ou pode ser que seu papel acabe rasgando. 

    Então use um papel com uma alta gramatura, indicado para pinturas em aquarela (300g) e se você está iniciando agora nessa arte evite papeis com uma gramatura baixa como 180g.

  1.     O Pincel: Outra coisa que pode influenciar muito na hora de pintar com aquarela é o tipo de pincel. Se você usar um pincel muito duro ele pode acabar danificando o papel, e um pincel que não retenha tanta água pode ser mais difícil de usar. Então, ao escolher seus pincéis para aquarela, opte por  pincéis redondos que retenham bastante água. Você pode escolher também pincéis macios, que são uma opção mais segura, para que não danifiquem, ou arranhem seu papel.
  1.     A superfície: A escolha de uma superfície lisa e plana é bem importante, e quando for pintar use uma tábua ou objeto plano e leve para poder fixar o papel e ainda ter mobilidade.
  1.   Fita crepe: Quem ainda não teve problemas na hora de fazer a margem da pintura com essa fita? Quando vemos vídeos na internet de pessoas fazendo a margem de suas pinturas de aquarela com fita crepe, parece muito fácil, mas sabemos que na prática é bem diferente, ela pode grudar na hora de tirar e carregar partes do papel junto.

    Uma ótima dica para isso não acontecer é tirar um pouca da cola grudando ela em outras superfícies primeiro, você pode até colocar ela na roupa antes de usar no papel.

  1.     É importante tomar cuidado com a tinta branca, quando você quiser fazer alguma parte da sua pintura embranco, ao invés de usar a tinta branca, use o branco do papel, para que as cores não acabem borrando. Do contrário sua tinta se transformará em uma tinta guache, o que talvez não seria sua intenção.

   Agora que você já viu algumas dicas, vai ser bem mais fácil pra você na hora de aquarelar. Lembre-se de usar um bom papel, usar um pincel bem macio e que retenha bastante água,escolher uma boa superfície e ficar esperto com a fita crepe e a tinta branca.

   Aproveite agora sua aquarela! 


Para ver mais dicas, você pode se inscrever em uma de nossas aulas online de aquarela para aprender mais sobre as técnicas. Será um prazer ter você com a gente!

   Visite nossa página do Instagram: @ilustrascursos

como-desenhar-pratique-muito

Solicite uma aula experimental gratuita!

Desenho | Lettering | Pintura | Biscuit e mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima