Veja o que é o giz pastel, seus diferentes tipos, e como usá-lo

O giz pastel é uma ótima opção para dar vida e cor aos seus trabalhos. 

Você quer aprender mais sobre o giz pastel, para começar a usá-lo em seus desenhos? As dicas  que preparamos vão te ajudar bastante, para facilitar ainda mais na hora de usar, e ajudá-lo a deixar seus trabalhos ainda mais  e coloridos.

Veja nesta matérias que preparamos pra você: O que é o giz pastel, quais são seus diferentes tipos e como você pode usá-lo em seus desenhos com mais facilidade:

O que é o giz pastel?

Como você deve saber, sem nenhum segredo, o giz pastel é um tipo de material, muito semelhante ao giz de cera, que é muitas vezes utilizado para trabalhos artísticos como pintura ou desenho.

Esse tipo de giz, é bem mais macio e pigmentado, excelente para trabalhos de pinturas.

Você pode encontrá-los em diversas papelarias e lojas, dependendo da região, são mais fáceis de se encontrar. também se pode encontrá-los facilmente em lojas e papelarias virtuais. O preço do giz pastel pode variar entre R$ 10,00 e R$ 200,00, pois existem diversas marcas com diferentes níveis de qualidade, claro que você pode pesquisar marcas boas com preço acessível. Esse valor também depende da quantidade de unidades que vem em cada embalagem, geralmente contém 12 ou mais cores.

Tipo de giz pastel:

Agora vamos falar dos tipos de giz pastel que existem. Temos 2 tipos : O giz pastel oleoso, e o seco.Entre esses dois tipos vemos algumas diferenças que são importantes relembrar. 

O giz pastel seco:

Esse tipo de giz pastel é um material artístico bastante antigo, já utilizado por Leonardo da Vinci, que se referia a ele como um material elegante, que servia para “pintar a seco”.

Ele pode ser usado em quase qualquer tipo de papel, mas possui uma desvantagem na sua utilização: é praticamente impossível apagá-lo sem que fiquem vestígios.

O pastel seco é o mais indicado se você pretende fazer trabalhos com aparência esfumaçada em tonalidades mais suaves — é perfeito para esse tipo de efeito, pois pode ser facilmente trabalhado com os dedos, enquanto com o pastel oleoso é bem mais difícil de conseguir esse resultado.

O giz pastel oleoso:

O giz pastel oleoso já é mais recente — existe desde os anos 60 — e sua fabricação é semelhante à do giz pastel seco, mas com a adição de óleo. Ele pode ser diluído em um suporte para pintura e pode ser usado com um pincel, o que o deixa bem diferente do pastel seco, que é usado à mão livre.

Ao contrário do giz seco, o oleoso é bastante fácil de ser apagado ou corrigido com a ajuda de ferramentas como facas ou um x-acto. Para aplicar é só arrastá-lo sobre o papel com os dedos e o resultado vai depender da pressão aplicada.

Quanto maior a pressão, mais forte e opaca a cor ficará. Com as pontas do giz é fácil controlar o resultado, desenhando linhas finas ou traços mais grossos, dependendo do objetivo do artista. Com os dedos também é possível usar o pó do giz para dar um efeito mais difuso ou manchado.

Como usar o giz pastel:

Dependendo do tipo de giz pastel, tem algumas maneiras diferentes de usá-lo. Nos dois casos é simples e fácil, é só aplicar sobre o papel, e dependendo da quantidade de pressão que você coloca sobre o giz, você consegue diferentes tons, ou mais claros ou escuros, e com a ponta do giz pastel você consegue fazer traços mais finos ou mais grossos, dependendo do desejado.

No caso do giz pastel seco, não é necessário esperar a secagem, pois ele já é um produto seco, mas o giz pastel oleoso por ser mais úmido precisa de um tempo para secagem.

Também é muito comum, principalmente no caso do giz pastel oleoso, que os misture com outros materiais. Uma técnica que alguns artistas usam, é o giz pastel oleoso com a tinta a óleo, mas nesse caso a tinta a óleo deve ser aplicada no papel antes do giz.

Existem muitas possibilidades quando se trata de giz pastel, agora que você já sabe um pouco mais sobre esse material, que tal dar uma olhadinha nos nossos cursos? Lá ensinamos as técnicas que podem ser usadas, tanto para se desenhar, quanto para pintar usando o giz pastel.

Veja também nossa página no Instagram e fique por dentro de mais dicas sobre materiais e técnicas artísticas: @ilustrascursos.

como-desenhar-pratique-muito

Solicite uma aula experimental gratuita!

Desenho | Lettering | Pintura | Biscuit e mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima